Clique aqui!
X
Clique aqui e Agende uma Avaliação Gratuita!
Telefone
Whatsapp

Blog

Diferentes tipos de implantes dentários e suas finalidades

Diferentes tipos de implantes dentários e suas finalidades

A perda de dentes é um problema comum e atinge grande parte das pessoas, indiferente de idade ou sexo. Na maioria das vezes, a causa está associada a doenças bucais, como periodontite, gengivite ou cárie, traumas dentais de impacto (acidentes, quedas, etc) ou mesmo por negligência profissional.

Os pacientes afetados pela perda dentária, além de sofrerem com o fator estético e a baixa autoestima, podem apresentar limitações na mastigação, na fala, na digestão, no desalinhamento dos demais dentes, entre outros fatores que podem influenciar negativamente na qualidade de vida.

Com o avanço da tecnologia e dos processos odontológicos, os métodos para reestruturação dentária estão se tornando cada vez mais comuns e acessíveis, entre eles os implantes dentários, uma solução permanente, segura e recomendada por grande parte dos profissionais. Veja abaixo os principais tipos de implantes dentários e quais são usados em cada situação.

Implante Unitário Simples

É o método indicado para pacientes que perderam um ou poucos dentes não sequenciais. Nesse modelo, o especialista em implantes substitui a raiz do dente colocando um pino de titânio e um dente artificial de porcelana, ambos os materiais totalmente adaptáveis a boca, não causando nenhum tipo de rejeição ou infecção.

Implante 2×3 (para substituição de 3 dentes sequenciais)

O implante 2×3 é recomendado para pacientes que perderam 3 dentes consecutivos. Nesse método, são implantados dois pinos de titânio em dentes alternados, com três próteses, sendo a do meio sem implante – servindo como uma espécie de ponte. Em comparação com a prótese unitária, seu custo é menor, porém é aplicável somente no caso de 3 dentes faltantes e de maneira sequencial.

Implante com Prótese Protocolo

É indicado para pacientes com uma grande parte dos dentes comprometida. Nesse modelo, são instalados de 4 a 8 pinos de titânio para encaixar uma prótese total fixa. A prótese possui características de gengiva e dentes muito próximos aos reais, tornando a aparência com um aspecto natural. O resultado final costuma ser muito satisfatório, pois devolve em praticamente 100% a função estética e mastigatória dos dentes.

Implante com Prótese Overdenture

É indicado para pacientes com dificuldades de adaptação a próteses convencionais ou que desejam maior estabilidade da prótese e eficiência mastigatória. A principal vantagem desse modelo é o preço, pois para fixar a prótese de resina, o dentista usará em média de 2 a 6 implantes. Funciona como uma dentadura fixa por meio de uma barra que liga os pinos à prótese. Em comparação com as dentaduras, oferecem maior segurança durante a mastigação e também permitem ser retiradas para higienização.

Qual modelo é o ideal para mim?

Apesar de já entender um pouco sobre as principais modalidades de implantes, somente um especialista poderá orientar você a escolher o modelo correto. Entretanto, a única coisa que valerá para todos os casos é a manutenção com produtos odontológicos de alta qualidade  e as visitas periódicas para garantir a longevidade da prótese e manter uma boa saúde bucal. Por isso, busque um profissional de confiança e principalmente que seja habilitado em implantodontia.